SANIDADE ANIMAL NO AGRONEGÓCIO


Os animais domésticos e os seres humanos constantemente são vítimas de animais venenosos, fazendeiros, peões voltam sua atenção para esses acidentes, principalmente em bovinos, devido aos prejuízos decorrentes, e também pela dificuldade do tratamento. A resposta à terapia é lenta e o retorno do animal às suas atividades normais é também demorado, ou na maioria das ocorrências levam os animais a óbito. Os venenos das principais serpentes brasileiras podem dividir-se em três categorias: neurotóxico, cardiotóxico e citotípico. Mediante a picada de uma cobra, qual é a relação ou elemento que interfere na ação ou letalidade de uma peçonha?


pela espécie da cobra peçonhenta que foi autora da mordida


local de inoculação do veneno no animal ou humano


pela rapidez da distribuição do veneno pelo organismo do animal ou humano


a relação veneno (mg) inoculada por quilo (kg) de peso vivo


pela espécie animal que foi vítima da mordida

Ectoparasitas são muito comuns em animais de produção, como os bovinos, suínos, caprinos, ovinos e muitos outros. Devemos fazer-se inspeções frequentes para observar a presença de sarnas, piolhos, carrapatos ou outras pragas que por norma atacam pelos, pele ou aparecem sob a pele dos animais. Nos caprinos e ovinos temos são o piolho mastigador e sugador, os ácaros causadores de sarnas e as larvas de moscas, que causam prejuízos pelos danos que provocam na pele dos animais afetados. Qual das alternativas citadas temos o elemento chave para predisposição na ocorrência dos ectoparasitas nos ovinos e caprinos.


animais com déficit no manejo sanitário e de higiene


animais de raças mais produtivas de leite e carne


animais alimentados com níveis desbalanceados de minerais 


animais alimentados com níveis desbalanceados de proteínas 


animais mantidos em pastagens nativas ou formadas 

A Fotosensibilização hepatógena afeta animais jovens, entre eles os bezerros, borregos e cabritos e esta enfermidade é causada por uma toxina (esporodesmina) produzida por fungos. Os animais ficam debilitados, há perda de pelos e queimaduras (machucados) em locais em que recebem diretamente sol. No tratamento, é importante mudar os animais de pastagem e colocá-los em piquetes com sombreamento. O tratamento consiste no uso de protetores hepáticos, anti-histamínicos e hidratantes. As lesões de pele podem ser tratadas com pomadas antissépticas e cicatrizantes. A pastagem que é precursora da fotossibilização é a?


Capim elefante


Brachiaria decumbens


Brachiaria humidículo ou quiquio 


Capim Coast cross


Capim colonião

A ureia é uma excelente fonte proteica, principalmente por seu baixo custo e alto teor nitrogênio não proteico - NNP (281% PB), utilizada em rações para bovinos e também como fator de incentivo ao consumo de forragens volumosas de baixa qualidade. É conhecida como um elemento tóxico, pois em certas situações causa grandes perdas aos pecuaristas, por queda na produção ou até a morte dos animais. Das alternativas citadas abaixo, qual é o modo mais correto de administrarmos a ureia sem causarmos intoxicação aos animais.


administrar ureia com sal mineral em cochos cobertos na proporção de 50% cada um (sal e ureia)


em um sal proteinado a proporção de sal branco deve ser igual a quantidade de ureia


fornecer 100 gramas de ureia para cada 50 kg de peso vivo


fornecer a quantidade de 50 gramas de ureia para cada 100 kg de peso vivo animal, juntamente com uma fonte de carboidratos (energia)


acrescentar ao concentrado (ração) metade do seu peso em ureia, para elaborar um proteinado

Um dos artrópodes mais danosos ao meio pecuário são os carrapatos (Boophilus microplus). O seu controle é mais eficiente quando este é realizado através de endo e ectoparasitários nos bovinos ao invés deste controle nas pastagens. Porque este tipo de manejo é mais eficiente? 


porque eliminamos as larvas que estão se engurgitando no bovino


porque eliminamos todos os ovos postos pelas ninfas no bovino


porque eliminamos a fase reprodutiva dos carrapatos no corpo do bovino


porque elimina as fases de ovos, larvas, ninfas, adultos e teleóginas do carrapato no bovino


porque a eliminação é definitiva no bovino

A grande variabilidade de sintomas e lesões, bem como o caráter crônico da tuberculose faz com que o diagnóstico clínico tenha um valor relativo, proporcionando apenas um diagnóstico presuntivo. Os testes para diagnóstico da tuberculose baseiam-se na detecção de infecções latentes pelo Mycobacterium sp. através do teste de tuberculinização comparada. Tais testes avaliam respostas de hipersensibilidade retardada, após uma injeção intradérmica de uma proteína obtida a partir do M. bovis M. avium, designada por tuberculina (PPD - derivado proteico purificado de Mycobacterium). Qual é o tempo recomendado em bovinos para realização da leitura do local de inoculação da injeção intradérmica? 


Após 12 horas


Após 24 horas


Após 48 horas


Após 72 horas


Após 36 horas

A síndrome metrite-mamite-agalaxia (MMA) ocorre em porcas normalmente após partos mais complicados (distócicos), com retenção de placenta, ou outras complicações decorrentes de problemas no pós-parto. Qual dos exames elencados abaixo é o mais indicativo para prevenirmos a síndrome MMA e consequentemente obtermos viabilidade da leitegada


coletar sangue para exames de glicemia e possíveis infecções


observação se a porca se alimenta e ingere água normalmente


fazer exame de urina para constatar infecção 


examinar a temperatura retal ou vaginal até três dias do pós-parto


observação se a porca defeca e urina normalmente

A ocorrência dos ectoparasitas na suinocultura está muito correlacionada com o grau da higienização das instalações e dos animais. Um exemplo é o ectoparasita Sarcoptes scabiei var. suis, tem sido considerado como um dos grandes causadores de perdas na produtividade, sendo este um dos parasitos cujo comportamento está mais bem adaptado aos sistemas de produção intensiva. A alta prevalência deste parasita leva a perdas econômicas, como a redução da taxa de crescimento, a baixa eficiência reprodutiva, o aumento das taxas de descarte em matadouros, além de danos causados às instalações. Pelos prejuízos que causa e pelas dificuldades para seu controle e erradicação, em muitos países, a doença é considerada de notificação obrigatória. Os animais contaminam-se principalmente através do contato com um animal infestado. Suínos de todas as idades são suscetíveis à doença. Denominamos o parasita como:


Miíase


Sarna


Berne


Carrapato


Piolho

Descrevemos a Zoonose como uma doença infecciosa transmissível, dos animais vertebrados (domésticos e selvagens) ao homem e inversamente. O homem depende dos animais, para alimentação, desenvolvimento sócio-econômico e companhia. Todavia, os animais podem transmitir aos humanos um grande número de doenças. Estas doenças são designadas zoonoses e algumas delas podem ser potencialmente devastadoras.

Alguns fatores abaixo são descritos como as principais causas para difusão dos riscos existentes, com possibilidades de estabelecer processos zoonóticos, eles podem ser de ação direta do homem ou devidos ao meio ambiente. Dos fatores elencados, o que é influenciado diretamente pelos humanos?


Mutações positivas no processo epidêmico do agente etiológico, facilitando a sua disseminação


Alterações climáticas;


Falta de alimento, o que obriga os animais reservatórios a translocar-se para outras regiões;


Modificação dos ecossistemas – construções de barragens, diques ou desvios de leito de rios;


Intervenção das aves migratórias e dos vetores;

A Bula é o nome que se dá ao conjunto de informações sobre um medicamento humano ou veterinário que obrigatoriamente os laboratórios farmacêuticos devem acrescentar à embalagem de seus produtos vendidos no varejo. As informações podem ser direcionadas aos usuários dos medicamentos, aos profissionais de saúde ou a ambos.As informações encontradas nas bulas de medicamentos são, geralmente, divididas e organizadas segundo os tópicos e necessidades. Dentre os tópicos enumerados, qual é o termo usado para indicar a dosagem do medicamento a ser aplicada


Contraindicações 


Posologia


Composição


Precauções


Reações adversas 

Páginas: 123